Oi pessoal! Esta semana terminei de ler o livro O poder do Agora, e gostaria de compartilhar minha opinião com vocês.
“Nenhuma outra forma de vida no planeta conhece a negatividade, somente os seres humanos, assim como nenhuma outra forma de vida violenta e envenena a Terra que a sustenta.Você já viu uma flor infeliz ou um carvalho estressado? Já cruzou com um golfinho deprimido, um sapo com problemas de auto estima, um gato que não consegue relaxar, ou um pássaro com ódio e ressentido?Os únicos animais que eventualmente vivenciam alguma coisa semelhante à negatividade, ou mostram sinais de comportamento neurótico, são os que vivem em contato íntimo com os seres humanos e assim se ligam à mente humana e à insanidade deles.”
É um livro super famoso, com mais de 8 milhões de livros vendidos. Enquanto eu lia ele e compartilhava no instagram, recebi algumas mensagens de pessoas me dando feedbacks e outras dizendo que tinham ganhado ou comprado mas não haviam lido. O que me deixou até um pouco intrigada, pois a “moda” não é comprá-lo ou vendê-lo, mas sim entender, assimilar e praticar os ensinamentos ali inseridos.
Mas ok! Quero dizer que demorei muito tempo para finalizá-lo, foi uma leitura muito estranha e diferente para mim. Não porque tenha uma linguagem difícil ou ideias jamais vistas, o lance é que eu não sei explicar o porquê. Simplesmente minha mente fugia das palavras e eu tinha que retornar ao início do parágrafo. Até pesquisei sobre isso e existem algumas teses na internet explicando porque a mente age dessa maneira quando deparada com algumas ideias. O próprio autor sugere pausas durante a leitura.
O poder do AGORA é simplesmente maravilhoso. Você deve ler! É desafiador, você concorda, sabe e entende o que é apresentado ali, mas muitas vezes parece impossível realizar. No decorrer da leitura você compreende que é possível sim viver no agora. Que só o agora existe.
“Mesmo quando há barulho, há sempre um pouco de silencio sob e entre os sons. Ouvir o silêncio cria imediatamente uma serenidade dentro de nós. Só a serenidade dentro de nós percebe o silêncio lá fora. E o que é serenidade senão a presença, a consciência livre de formas de pensamento?”
O livro de desenvolve em forma de perguntas e respostas, que surgiram de pessoas que participaram dos seminários, grupos de meditação e sessões do autor.
Eckhart Tolle, até os 30 anos, teve uma vida difícil e de inúmeros problemas até a sua iluminação. E acreditava que este livro chegaria nas mãos de pessoas que estão prontas para uma profunda transformação. E que sorte a minha ele ter chegado em minhas mãos.
Sabemos que nosso maior desafio aqui no mundo físico é o relacionamento. A relação com qualquer ser humano e com nós mesmos. O capítulo oito aborda o tema RELACIONAMENTOS ILUMINADOS, e é um “tapa de luva” para repensarmos sobre como lidamos com nossos relacionamentos.
Vou deixar um trecho aqui para sentirem o gostinho:
“O lado negativo de um relacionamento é mais facilmente reconhecido como um defeito ou anormalidade do que o positivo. E é muito mais fácil reconhecer a fonte da negatividade no parceiro do que em nós mesmos. Ela pode se manifestar de várias formas, tais como possessividade, ciúme, controle ressentimento insensibilidade e egocentrismo, cobranças emocionais e manipulação, raiva e violência física, necessidade de ter sempre razão, de discutir, criticar, julgar, culpar, agredir, irritar ou se vingar, inconscientemente, de um sofrimento do passado imposto por um dos pais.”
Tudo em nossas vidas é hábito e treino. Então estou disposta a diariamente praticar o poder do agora. Não é a coisa mais fácil, pois nossa mente é viciada em sofrer pelo que passou e ansiar pelo que virá. Mas eu acredito fortemente no nosso poder de mutação, transformação e evolução, vivendo um dia de cada vez, se fazendo feliz a cada dia.
Espero que tenham gostado dessa dica de livro, e se sentirem vontade de ler, leiam!
Gratidão e boa leitura!
Já leu? Me conta o que me achou?